Entenda o que é Filecoin: a criptomoeda revolucionária

Filecoin é um projeto cripto que visa incentivar operadores globais de computadores a fornecer um serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos. Juan Benet lançou um white paper e apresentou este projeto em 2014. Os fundadores do Filecoin afirmam que ele tem potencial para se tornar a maneira mais barata e rápida de armazenar dados online. O armazenamento e a troca de arquivos não podem ser censurados ou controlados por governos ou outras entidades, pois não dependem de uma autoridade central.

Os mineradores mantêm a rede Filecoin e fornecem capacidade de armazenamento para fazer esse projeto funcionar. Esses mineradores são recompensados ​​por fornecer espaço de armazenamento aos usuários. Os usuários do Filecoin pagam aos mineradores pelo armazenamento e recuperação de seus dados.

Como o Filecoin funciona?

Filecoin é um livro-razão que registra todas as transações feitas por meio de seu token cripto nativo, FIL. A Filecoin também armazena o acordo entre mineradores que fornecem armazenamento e usuários cujos dados estão sendo armazenados. Existem dois aspectos para este método de armazenamento de arquivos: como o Filecoin garante aos usuários que os mineradores tenham a versão precisa de seus arquivos? E como o Filecoin garante que entidades criminosas não adulterem seus dados? A blockchain Filecoin usa dois mecanismos de consenso para resolver esses problemas: Prova de Espaço-Tempo e Prova de Replicação.

Os mineradores devem provar que estão armazenando os dados do usuário corretamente no sistema de prova de replicação. Este sistema envolve um hash cripto que identifica o arquivo. O ID do minerador e o hash são registrados no blockchain Filecoin; isso confirma o armazenamento de dados criptos.

O mecanismo de prova do espaço-tempo garante que os mineradores mantenham dados precisos do usuário em um determinado momento. Esse mecanismo seleciona mineradores em intervalos aleatórios para verificar a prova de armazenamento. Qualquer nó que não pode produzir prova de armazenamento recebe uma penalidade.

Os mineradores apostam tokens FIL para comprometer espaço na rede Filecoin e podem perder esses tokens se não cumprirem as regras de armazenamento.

Então, como você usa o Filecoin para armazenar dados? Primeiro, você escolhe um aplicativo descentralizado , como Estuary ou ChainSafe Files. Esses aplicativos descentralizados fornecem uma interface fácil para você arrastar e soltar arquivos, escolher um provedor de armazenamento e definir os termos do contrato de armazenamento.

Em seguida, você negocia o preço em tokens FIL para armazenamento de dados. Você paga o provedor de armazenamento depois que um acordo é alcançado. Este acordo é registrado na blockchain da FIL. Por fim, a recuperação dos dados é rápida assim que você envia a solicitação. A rede Filecoin designa mineradores de recuperação para buscar seus dados rapidamente.

O token FIL alimenta o blockchain Filecoin. Os mineradores são recompensados ​​com esse token e os usuários pagam usando o token FIL para armazenar seus arquivos. Juntamente com suas funções de utilidade, o FIL é um token de governança que os usuários podem usar para votar em questões vitais neste projeto.

Quais são alguns casos de uso de Filecoin?

A blockchain Filecoin permite que os usuários escolham as melhores opções de armazenamento. Indivíduos e organizações têm espaço de armazenamento não utilizado que podem oferecer a esta rede. Eles são recompensados ​​com tokens FIL por seu serviço. Os usuários também podem criar aplicativos descentralizados para armazenamento. Esses aplicativos incluem aplicativos de definição e aplicativos de vídeo descentralizados.

Como minerar Filecoin?

A mineração de Filecoin funciona de maneira diferente de outra mineração de cripto, pois envolve dois mecanismos de consenso exclusivos. Existem cinco tipos de usuários no Filecoin: usuários, mineradores, desenvolvedores, parceiros do Filecoin e detentores de tokens. Armazenamento de arquivos, troca de tokens e recuperação de arquivos são os três tipos de mercados no ecossistema Filecoin.

Esta rede também possui três tipos de mineradores. Primeiro, os mineradores de armazenamento ganham tokens FIL para armazenar dados do usuário. A recompensa depende da quantidade de armazenamento que esses mineradores fornecem. Em seguida, os mineradores de recuperação ganham uma recompensa de token FIL por recuperar um arquivo específico. Essa recompensa depende do tamanho e do valor de mercado do arquivo. O último tipo de mineradores são os mineradores de reparo, a infraestrutura para isso será implementada no futuro.

Um valor de poder associado é atribuído a cada minerador Filecoin. Esse valor depende da quantidade de espaço contribuído pelo minerador. Esse valor de poder também determina a chance de ganhar o direito de minerar um bloco.

Qual é o futuro do Filecoin?

A forma como armazenamos e acessamos dados evoluiu ao longo dos anos. No mundo corporativo, o armazenamento de dados evoluiu do armazenamento local para uma combinação de grandes salas de servidores e armazenamento diversificado em nuvem. O armazenamento de dados do consumidor também mudou, com os usuários contando com o armazenamento em nuvem. Grandes empresas de armazenamento em nuvem, como AWS e HPE, são escolhidas há anos, dificultando a concorrência. A Filecoin oferece aos clientes as melhores ofertas para eles, independentemente de quem seja o provedor de armazenamento. Esse recurso cria um mercado de armazenamento mais competitivo.

Filecoin resolve problemas de armazenamento global de arquivos e ineficiências de recuperação. Ele capacita os usuários e eles têm menos probabilidade de serem vinculados a contratos caros com grandes empresas.

Total
0
Shares
Related Posts